Cidade de Porto, 18 de outubro de 2024

Alunos portuenses são convidados a participarem da seleção das “Olimpíadas Internacionais de Astronomia”

Os estudantes portuenses Yarlei de Oliveira Freitas, do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof. Teresinha Bastos e os alunos Maria Beatriz e Moises Freitas, ambos do 1º Ano do Ensino Médio do CETI Otávio Falcão e egressos da rede municipal de ensino de Porto, foram convidados a participarem da seleção das “Olimpíadas Internacionais de Astronomia”, compreendendo a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Os critérios para serem convidados a participarem são: Nível 03 o aluno ter atingido notas iguais ou acima de 9,0, sendo que Yarlei (foto acima), atingiu 9,6. No Nível 04, notas iguais ou acima de 7,0. Moises Freitas atingiu 7,0 e Maria Beatriz 7,4. (ambos na foto abaixo)

FIQUE SABENDO I
A Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica é uma olimpíada internacional realizada na América Latina onde competem alunos de até 20 anos, que terão que realizar provas teóricas, de observação do céu e de lançamentos de foguetes, sendo algumas dessas de grupo. No final da olimpíada, aqueles alunos com maiores pontuações serão agraciados com medalhas e menções.

FIQUE SABENDO II
A Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica na qual competem equipes de até 5 alunos de Ensino Médio representando seus respectivos países. Consiste em uma parte teórica, com aproximadamente 15 questões curtas e 2 ou 3 questões longas, e uma parte prática, com uma prova observacional e uma de análise de dados.